6º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, Brasil

Publicado por Eduardo Rocha em 15/8/2015

6º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo, Brasil

Encontro de Teatro reúne artistas da América Latina para debater cultura e pedagogia em Cidade Tiradentes

O evento tem programação gratuita com espetáculos, workshops,festas bate-papos e shows.

Entre os dias 15 a 23 de agosto, acontece o 6º Encontro Comunitário de Teatro Jovem da Cidade de São Paulo que tem como tema Teatro, Pedagogia e Comunidade que reunirá grupos da Colômbia, Chile, Peru e Brasil em 14 apresentações teatrais, oficinas e debates e shows. Além do teatro, o encontro terá como atração musical o Samba da Vela e apresentação do OCA na linguagem da dança e cultura popular. Todos os convidados desenvolvem processos artísticos e pedagógicos permanentes junto a comunidades periféricas de seus países. Com patrocínio do Programa Iberescena (Fundo de Ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas) e Co-Patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo, o Encontro é uma realização do Instituto Pombas Urbanas

Os grupos foram selecionados levando em consideração a excelência artística e o vínculo entre teatro e pedagogia no trabalho cultural junto às comunidades. Os grupos internacionais são: Grupo Vichama (Peru), Teatro Aleph (Chile) Colectivo Artístico de Nuestra Gente (Colômbia) e Corporación Nuestra Gente (Colômbia). Completam a lista os paulistanos: Grupo Pombas Urbanas, Núcleo Teatral Filhos da Dita, Cia. Teatral Aos Quatro Ventos e Circo Teatro Palombar.

Os espetáculos e atividades acontecem no Centro Cultural Arte em Construção, sede do Instituto Pombas Urbanas, e também no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes, além de escolas públicas do bairro.

O Encontro

O Encontro, realizado desde 2008 pelo Instituto Pombas Urbanas, vem ganhando força na cena teatral periférica da cidade com participação de grupos brasileiros e da América Latina. O objetivo é ampliar o debate sobre a inclusão de novas práticas pedagógicas no contexto do desenvolvimento cultural da comunidade do bairro paulistano Cidade Tiradentes e de diversas outras comunidades latinoamericanas, por meio da troca de experiências..

O Instituto Pombas Urbanas é membro e co-fundador da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade criada em 2009 por 10 países da América Latina como Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Guatemala, México e Peru.. Nas cinco edições anteriores, houve intenso diálogo sobre teatro em comunidade, teatro jovem, redes de comunicação social, processo artístico, estética e outros. Os encontros trazem um impacto positivo para a comunidade, envolvendo várias instituições e escolas locais.


Assessoria de Imprensa: Verbena Comunicação
Eliane Verbena / João Pedro
Tel: (11) 2738-3209 / 99373-0181 - verbena@verbena.com.br