UPAC: ano 7 Brasil, México e Canadá.

Publicado por Vitor Pordeus em 9/1/2017

Arte, Ciência e Saúde.

Universidade Popular de Arte e Ciência ano 7 sétimo de permanentes criações, produções, publicações, intercâmbios, eventos, 6 congressos, centenas de oficinas, espetáculos apresentados, tudo sem seleção, sem prova, sem nota, trabalhando nos espaços públicos e espaços institucionais com resultados documentados de promoção da saúde em doenças mentais graves, atuação internacional reconhecida, desenvolvimento de frentes no Brasil como
1- o Espaço Ekobé em Fortaleza Ceará com Vera Dantas e todo grupo de ativistas e militantes da educação verdadeira para o brasileiro.
2- A Vila de Poetas Mundo em Maranguape - Ceará com Ray Lima Cenopoesia, Reginaldo Figueiredo, Italo Rovere e grandes mestres da arte sagrada da poesia e da cenopoesia inventando modos saudáveis de viver.
3- O Movimento Escambo Livre de Rua com Junio Santos em Carnaúba dos Dantas - Rio Grande do Norte e centenas de atores organizados em dezenas de grupos espalhados pelo sertão do Brasil realizando trabalhos imensos há 25 anos de forma colaborativa.(O escambo é a prova que inspirou a upac no seu funcionamento)
4- Casarão Viramundo, e Trupe da Pro-Cura com Vitor Nina, Bruno Passos e o maravilhosi grupo de atores e palhaços realizando o que há de melhor e mais inovador em termos de política cultural de promoção da saúde mental no Brasil.
5- Teatro de DyoNises -Rio de Janeiro - com Marcia Proenca, Zézé Do Carmo, Mirian Rodrigues, João Lima e Vitor Pordeus Praça Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro o grupo dos maiores atores do mundo que estão resistindo e criando frente ao desmoronamento institicional que o Rio de Janeiro está atravessando, eles seguem ensaiando e preparam a estreia do Galileu em Abril.
6- Pombas Urbanas - Marcelo Palmares, Adriano Paes Mauriz e os maravilhosos grupos de teatro que realizam experiência exemplar, genial, poderosa de construção cultural salvadora de vidas na comunidade de Cidade Tiradentes na Zona Leste de São Paulo. É o maior grupo de teatro do Brasil e tem importância essencial para o orgulho e a auto-imagem cultural do povo brasileiro.
7- Teatro de DyoNises - Montreal, com Louise Rosenberg, Samir Boukherissa, Jasmine Lemaire, Vitor Pordeus e outros, que há um ano trabalham regularmente 3 vezes por semana encenaram as Bacantes nas ruas e nos parques em Montreal, Canada e agora ensaiam Macbeth de Shakespeare para apresentar no inverno e no verão no Canadá.
8 - La Colmena, Faculdad de Artes y Diseño, Universidad Nacional Autónoma de México, Ciudad de México com José Miguel José Miguel González Casanova y grande grupo e artistas que realizam trabalho coletivo e colaborativo há dez anos, grandes aprendizados para todos nós com a cultura e o povo Mexicano. Muito aprendizado.

E muitos outros grupos trabalhando com método e qualidade mundo afora estamos demonstrando que há caminhos mais eficientes para o conhecimento que assume dimensões humanas, coletivas, comunitárias, democratizantes e promotoras de saúde mental.
As imensas e massivas experiências acima vem demonstrando, basta acreditar nos próprios sentimentos.