Nazi ou Nise? Marketing ou ciência na psiquiatria?

Publicado por Vitor Pordeus em 29/3/2018

Nazi ou Nise?

A era é científica.

O fim da era, o apocalipse, é científico.

Sem desembolar esse tema da ciência nenhum outro vai, em especial o tema da saúde que é todo construído com ciências e mais ciências das mais variadas, da mais obscura à mais clara.

O que é ciência?

É explicar uma coisa oferecendo uma receita que reproduza praticamente esta coisa.

É a receita do bolo que dá certo.
A que não dá certo não é ciência.

A que a comunidade não pode testar não é ciência, é enganação.

Os cientistas foram pegos pela inquisição, suas ciências foram devoradas pelas instituições que as usam para produzir armas e literalmente tentar dominar o mundo. Esta ciência é fáustica, falsa, manipuladora e violenta no fundo, acaba em bomba atômica e donald hitler.

Há de se restaurar a ciência da explicação das ideias claras e adequadas, efetivamente transformadora e útil, compreensiva dos fenômenos da natureza e em harmonia com esta natureza, sem fazer danos, uma ciência de cura, de saúde efetiva.

Impressionante o trabalho desta cientista Nise da Silveira, pesquisadora incansável, presa política no Brasil, funcionária pública, trabalhadora do SUS em condições precaríssimas, onde todos sucumbem, no hospício do terceiro mundo, ela fez ciência.

Qual o fenômeno? Doença mental grave.
A psicose crônica, os doentes mentais mais graves do sistema de saúde, abandonados para morrer no campo de concentração do espírito, não respondem aos eletrochoques, não respondem aos psicotrópicos em alta dose.

"Não sou uma senhora caridosa. Uma filantropa interessada em ajudar infelizes enfermos. Sou uma cientista interessada em explicar a psicose."
Nise da Silveira em Entrevista a Leon Hirszman, Rio de Janeiro, 1986.

Qual a receita (mecanismo testável)? O afeto catalizador em ambientes favoráveis, relações cooperativas, ateliers expressivos livres, improvisação, diálogo, ações culturais para a liberdade, pedagogia da autonomia, psicologia analítica, mitologias, psiquiatria construtivista, emoção de lidar.(métodos consagrados)

Qual é a mudança prática? Promoção de saúde mental mesmo em ambientes totalmente patológicos como decrépitas instituições do sistema público de saúde com alta mortalidade de população socialmente altamente vulnerável. Pacientes antes psicóticos crônicos que reencontram a rota de retorno à realidade como artistas, seres criativos, transformadores de sua própria cultura e de sua comunidade.

Casos e mais casos publicamente conhecidos e reconhecidos, nacional e internacionalmente.

É ciência. Nise da Silveira é ciência.

Os manipuladores e descontinuadores deste trabalho duro são Nazi da Silveira.

Abra o olho com o Nazi se passando por Nise.

Com o marketing se passando por ciência.

www.upac.com.br