Roteiro de Ações LILA de Goethe - 1818

Publicado por Vitor Pordeus em 8/10/2017

Cena 1 - Uma nova esperança

Canovaccio - roteiro de ações

Lila de Goethe, 1818

Teatro DyoNises Montreal, agosto de 2017, início do outono

Ato 1

Cena 1 - Uma nova esperança

Há uma festa acontecendo. As pessoas se divertem. Bom clima.

Festa interrompida de repente pelo PRIMO. Ele acusa todo os presentes de desrespeitar a doença da Rainha. E conta sua história (improvisações)

Todo a "ANAMNESIS" deve ser feito nesta cena.

Alguém fala sobre um novo médico, Dr .Dionísio Verazio, que chegou de um país distante. Ele foi altamente recomendado pelo Conde.

Verazio ouve toda a história e declara: vejo esperança.

Mas ele é atacado e negado pelos outros parentes. Ele insiste em oferecer seus tratamentos à Rainha.

Ele propõe à comunidade curar "fantasia através da fantasia" e todos os membros devem colaborar. Caso contrário, o tratamento pode falhar novamente. Eles concordam em encenar o delírio da Rainha Lila para ela própria sob a direção de Verazio.

Ato 2

Cena 1 - Fantasia através da fantasia

A Rainha Lila entra, completamente louca e desconectada da realidade. Todas as improvisações são bem-vindas aqui. Todas as improvisações de alucinações. Dramas Rituais de Renovação. Imagens mitológicas. Inconsciente coletivo (Carl Jung, John Perry, Nise da Silveira)

Entra ANIMUS (Dr. Dionísio Verazio disfarçado) como um homem sábio, um velho médico, um xamã, um curandeiro, ele finge estar à procura de plantas medicinais. Eles estabelecem uma relação. Ele instrui a ela de que seu sofrimento acabará. Mas ela deve confiar nele e nos espíritos de bom coração que lhe aparecerão agora. Ele lhe oferece uma mágica ELIXIR para seus momentos mais difíceis. E recomenda-lhe que aceite a comida que os espíritos podem oferecer a ela. E a deixa.

Entra ANIMA o espírito feminino seguido por um coro de elfos e fadas. Eles cantam e dançam para Lila, então falam. Ela está resistente e com medo. Eles oferecem comida. Ela come. Eles falam um pouco mais, eles oferecem esperança e compreensão. Ela está com medo. Ela entra em pânico e corre para a floresta ainda com o ELIXIR em suas mãos.

Ato 3 - Enfrentando o medo de si próprio

Cena 1

ANIMUS e ANIMA falam sobre as dificuldades do processo, que é feito de avanços e rebotes de energia negativa. Eles pensam que, pelo menos, ela comeu algum alimento e traz o ELIXIR com ela, sinais de que ela continua evoluindo no processo de regeneração.

Entra o CORO da comunidade aprisionada. Com todos os membros da comunidade em cadeias e com medo do OGRE do Medo de SI MESMO. Lila entra e vê toda a sua comunidade escravizada por um monstro terrível que serve ao DIABO da IGNORÂNCIA. Ela se esconde quando escuta que o OGRE está retornando de sua caçada. Ele é servido pela comunidade. Ele os oprime. Ele sai da cena. Lila entra discursa sobre a necessidade de libertação de sua própria comunidade, eles beijam sua mão. O OGRE retorna repentinamente. Ela enfrenta-o. Ele ordena que ela seja presa e ela seja colocada junto dos outros. Eles falam sobre a desgraça. Então eles falam que quando ela foi presa era como se uma tocha tivesse sido iluminada. Agora todos podem ver sua condição de escravidão.

Cena 2

ANIMA e SEU CORO DE ESPÍRITOS DA NATUREZA retornam e encantam todos os presentes. Eles revelam que a profecia está sendo cumprida e eles estão próximos das ações de cura. ANIMA aconselha LILA a que ela vá ao Jardim da Casa da Família onde encontrará uma fonte, onde ela deve lavar-se em um banho ritual. Depois disso, sob a roseira, ela encontrará um vestido dourado maravilhoso, colorido que ela deverá vestir. E cobrir-se com um véu que estará junto com o vestido. Isso a protegerá do Demônio da Ignorância ainda a ser confrontado.

ATO 4 Dançando com o Diabo

Este ato inteiro é composto de danças improvisadas e discursos dos atores e improvisadores. Lila entra na dança. Ela está vestida completamente nova, com um vestido dourado e colorido. Ela dança com todos. Ela está encantada por todo o coro. O DIABO chega como um dançarino maravilhoso. Ela dança com ele. É uma dança harmônica. Belas imagens. O demônio sai. Então LILA dança e abraça as pessoas. Reconhece rostos esquecidos. Esclareça as sombras antigas. Por fim, Dr. Dionísio Verazio aparece meio vestido como ANIMUS e eles falam. Ele desaparece. E reaparece como Dr. Dionísio Verazio, Seguido pelo Conde, o Primo e, finalmente, a Rainha LILA reencontra seu REI DE OURO.

FIM - A consciência da Rainha voltou renovada e mais experiente. Agradecemos a Goethe.

Dramatis Personae (Lista de personagens)

1- Rainha Lila

2-Dr. Dionísio Verazio

3- ANIMUS

4- ANIMA

5- Rei

6-Conde

7-Primo

8-Irmã 1

9-Irmã 2

10-Ogre

11-Demonio

12-Fadas e Elfos

13- Coros de dança

Vitor Pordeus, Montreal, 2017