Grupo de Estudos Gerar

Publicado por Eduardo Rocha em 30/7/2013

Elaboração: Denise Andrade

O grupo de estudos Gerar ligado ao Laboratório TupiNagô tem como objetivo estabelecer a rotina de encontros para a discussão e aprofundamento de textos dos autores que inspiram e fundamentam o trabalho desenvolvido no Hotel da Loucura. A partir do segundo semestre de 2013 serão realizados encontros quinzenais sempre às terças-feiras às 17h quando serão estudados os principais conceitos de pensadores de diversas áreas como Humberto Maturana, Nise da Silveira, Paulo Freire e AntoninArtaud. De acordo com a proposta de articular Arte e Ciência, Saúde e Educação, saber acadêmico e saber popular o Grupo de Estudos GERAR pretende construir um processo de produção de conhecimento conjunto multidisciplinar, transdisciplinar e metadisciplinar entre seus integrantes o que vai possibilitar a reflexão sobre textos teóricos, relatos de experiências e a criação de artigos, ensaios, leituras dramatizadas, esquetes e outras experimentações artísticas e científicas. Ao final do semestre teremos realizado um total de dez encontros tendo dedicado o mês de novembro à discussão de uma peça à escolha do grupo para a produção de uma Leitura Dramatizada em Dezembro.

JULHO

AGOSTO

SETEMBRO

OUTUBRO

NOVEMBRO

DEZEMBRO

1º Encontro

Nise

da Silveira

Humberto

Maturana

Paulo Freire/Antonin

Artaud

Vida de Galileu de Brecht

Leitura Dramatizada

13

10

08

05

17

30

27

24

22

19

O quadro acima ilustra uma projeção como possibilidade de trabalho a partir da discussão dos autores citados. Assim é possível começar nossa série de encontros com textos de Nise da Silveira disponíveis no site do Museu de Imagens do Inconsciente (http://www.museuimagensdoinconsciente.org.br/html/textos.html)e em setembro o livro de Humberto Maturana “Emoções e Linguagem na Educação e na Política” e pesquisar alguns conceitos deste autor como a Biologia do Conhecimento. Abaixo segue um cronograma como sugestão para a dinâmica dos encontros. Os textos e os métodos estão em aberto para alterações e redefinições.

CRONOGRAMA:

30 de Julho – Primeiro encontro: conversa sobre a proposta do grupo, os textos e metodologia; Exibição do Filme “” (sobre o Ocupa Nise 2012)

13 de Agosto – Nise:

http://www.museuimagensdoinconsciente.org.br/pdfs/Arqueologia00.pdf

http://www.museuimagensdoinconsciente.org.br/pdfs/Arqueologia01.pdf

http://www.museuimagensdoinconsciente.org.br/pdfs/EstadosSer00.pdf

27 de Agosto - Nise: Jung: Vida e Obra

10 de Setembro –Maturana: Emoções e Linguagem na Educação e na Política

24 de Setembro – Maturana: Emoções e Linguagem na Educação e na Política

08 de Outubro – Freire: Pedagogia da Autonomia

http://www.letras.ufmg.br/espanhol/pdf%5Cpedagogia_da_autonomia_-_paulofreire.pdf

22 de Outubro - Artaud: Teatro e seu Duplo/Linguagem e Vida/Cartas de Rodez

http://www.interface.org.br/revista5/espaco1.pdf

05 de Novembro – Brecht: Vida de Galileu

19 de Novembro - Brecht: Vida de Galileu

http://www.slideshare.net/silvioselva/vida-degalileubertoltbrecht

17 de Dezembro – Leitura Dramatizada

Local: Hotel da Loucura - Instituto Municipal Nise da Silveira - Casa do Sol - 3º andar - Rua Ramiro Magalhães, 521 - Engenho de Dentro - Rio de Janeiro - RJ.

Instituto Municipal Nise daSilveira

Universidade PopulardeArtee Ciência - UPAC