Visitando o Parque Natural Municipal da Catacumba -EPS do Complexo do Alemão

Publicado por Sandra Amado em 5/12/2014

Em conjunto com a Vila Olímpica Carlos Castilho representada pela Gilda Celeste integrante também da EPS do Complexo do Alemão e o Sesc de Ramos , realizamos um passeio com cerca de 40 pessoas ,senhoras e senhores moradores do Complexo do Alemão ao Parque Natural Municipal da Catacumba , localizada próxima a Lagoa Rodrigues de Freitas na zona sul do Rio .

Nosso guia Tiago nos contou a história e a origem do nome desse Parque da Catumba , ele disse que segundo a lenda era nessa encosta de morro que os índios enterravam seus mortos, antes da chegada dos portugueses ao Brasil.

No início do século XX o local, já conhecido como Chácara da Catacumba, pertencia à Baronesa da Lagoa Rodrigo de Freitas, que teria deixado em testamento suas terras para seus ex-escravos, que passaram a ocupá-las após sua morte. Os primeiros casebres surgiram na década de 30 e, em 1942, com a chegada dos migrantes nordestinos, virou uma grande favela.

Em 1964, Carlos Lacerda iniciou um processo de desmanche de favelas, removendo seus habitantes para "Conjuntos Habitacionais" e a formação de novas favelas , como Vila Kennedy e Cidade de Deus. Em 1970, na gestão de Negrão de Lima, a favela foi removida e batizada de "Parque Carlos Lacerda", em homenagem ao seu antecessor. A inauguração foi em 1979, pelo então prefeito, Marcos Tamoio.
Depois da remoção da favela, o morro passou por um processo de reflorestamento e a natureza encarregou-se do resto.

Alguns senhoras confirmaram a história, Dona Cleide disse que lembra pois morava ali quando criança e foi para a comunidade Vila Kenndedy com a família logo depois foi morar no Alemão outras lembraram que quando crianças o Complexo do Alemão era coberto de plantas , nascentes e árvores e hoje se encontra desmatada e desorganizada . aproveitamos para fazer um circulo e homenagiar a natureza ficando bem juntinhas e inspiramos e expiramos profundamente depois de escutar os sons da mata demos um viva e aplaudimos a linda natureza.

Depois do passeio onde puderam ver do alto a Lagoa Rodrigues de Freitas e a parte da zona sul , elas foram conhecer o Centro de Convivência Dercy Gonzalves onde tiveram uma aula de dança com o professor Sergio , elas e eles se divertiram muito dançando até o final do passeio.

" A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância"

Mahatma Gandhi

agentes culturais de saúde

Sandra Amado, Nancy Santos, Ana Maria, Evangelista Barreto