Coordenadora da Universidade das Quebradas na UPAC.

Publicado por EDMAR OLIVEIRA em 14/4/2014

Heloisa Buarque de Hollanda, presença confirmada no 1º Simpósio Nacional de Cinema e Psiquiatria Cultural.

Heloísa Helena Oliveira Buarque de Hollanda é uma ensaísta, escritora, editora,crítica literária e pesquisadora brasileira.

É graduada em Letras Clássicas pela PUC-Rio, com mestrado e doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ e pós-doutorado em Sociologia da Cultura na Universidade de Columbia, em Nova York.

É também professora titular de Teoria Crítica da Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenadora do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC/UFRJ) e da Biblioteca Virtual de Estudos Culturais (Prossiga/CNPq). É diretora da Aeroplano Editora Consultoria Ltda. e curadora do Portal Literal. Foi também diretora da editora da UFRJ e do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

Em sua atividade de pesquisa, privilegia a relação entre cultura e desenvolvimento, particularmente no que se refere a poesia, relações de gênero e étnicas, culturas marginalizadas e cultural digital. Nos últimos cinco anos, vem se dedicando à cultura produzida nas periferias das grandes cidades e analisando o impacto das novas tecnologias digitais e da internet na produção e no consumo da cultura, desenvolvendo os projetos Universidade das Quebradas e Polo de Cultura Digital, no âmbito do PACC/UFRJ.